ATIVIDADES 4.1 Refletindo sobre leitura e escrita digital
Com relação ao papel da leitura e da escrita na escola, reflita em conjunto e registre:
A escolha de um aspecto que você considera como um ganho na leitura e escrita digital;
Agora, a escolha de um aspecto que você considera como uma perda nesse processo;
O que fazer para que tal perda possa vir a ser minimizada?
O que fazer para potencializar tal ganho?
A escolha de um aspecto que você considera como um ganho na leitura e escrita digital;
Diante do exposto e da realidade do cotidiano escolar percebe-se que não houve muito ganhos totalmente positivos pelo fato de que está perdendo a essência da leitura, a estética da letra manual, é visível nas salas de aulas que não há uma preocupação em relação à estética da letra muitas vezes e notável também que os alunos criam códigos na escrita digitais para se comunicar e esses códigos são bem deficientes sem riquezas o que os leva ao empobrecimento da leitura e do ato de interpretar o que se lê também a perda de alguma habilidade de raciocínio presente na escrita manual, porém um aspecto que se ver como positivo é o fato que a rede com suas múltiplas mídias e novas formas de interação leva o aluno a apresentar mais interesse em aprender. Mas por outro lado um aspecto negativo é a questão do Control+V a facilidade de copiar e colar texto de um local para outro, sem precisar nem mesmo digitar, alguns se quer dar o trabalho de formatar simplesmente copia e cola como se fossem da autoria do próprio, esses fatores denegam o ato da leitura sadia como fonte de aperfeiçoamento de aprendizagem, o que conseqüentemente leva a uma carência de pessoas letradas, mas ainda se vê que há possibilidades de amenizar tantas perdas
através do cuidado e a atenção do professor, todo professor conhece as possibilidades de seus alunos o nível de desenvolvimento lingüístico de cada um e ele percebe quando não é criação de seu aluno, então aí que entra o papel do professor em ensinar a pesquisar como pesquisar e exigir que se cumpra da forma que se pede, forçando o aluno sem que ele perceba a ler e compreender o que se Lê para então fazer o que se pede sendo também uma forma de potencializar a aprendizagem usando as mídias que de certa forma os atrai mais do os velhos livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário